
Há 25 anos, o farmacêutico recém-formado Wilkens Brito saiu da terra natal, Belém (PA) e desembarcou no Amapá (AP) em busca de novas oportunidades. O que começou como uma missão profissional rapidamente se transformou em um mergulho no empreendedorismo.
“Eu vim pela indústria farmacêutica, mas aos poucos comecei a empreender e até hoje continuo nesse caminho”, conta Brito.
Da farmácia à suinocultura, Brito explorou diferentes áreas até encontrar na piscicultura a chance de unir empreendedorismo, inovação e impacto para o estado. A decisão exigiu coragem.
O resultado é uma estrutura com lâminas d’água de grande porte, todas regulares e produtivas na cidade de Santana (AP). “Ser piscicultor aqui no Amapá ainda é um desafio, mas eu gosto de desafios e vou até o fim”, afirma, ressaltando a resiliência que o move.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Visão empreendedora
Contudo, a dependência de precisar comprar ração fora do Amapá acabou elevando os custos e exigiu de Brito novas estratégias de empreendedorismo.
Foi então, que surgiu a ideia de agregar valor ao negócio: abrir uma unidade em Macapá para vender o peixe fresco e também frito, direto ao consumidor.
“Nós conseguimos atingir o mesmo faturamento vendendo praticamente a metade da quantidade, só que com valor agregado”, explica Brito, mostrando como a criatividade empreendedora transforma obstáculos em conquistas.
Nesse percurso, o Sebrae foi essencial para abrir caminhos e ampliar horizontes. “O Sebrae/AP apareceu quando eu estava me instalando e começou a oferecer consultorias e missões. Isso facilitou bastante e me ajudou a acreditar ainda mais no meu negócio”, finaliza o piscicultor.
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais sobre piscicultura? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, hoje (10), às 18h. O programa é uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.
