
A produção de rãs vem ganhando destaque no mercado nacional, principalmente pela semelhança da carne com a de frango, leve e versátil. Em Minas Gerais, no meio rural, acompanhando o pai, que criava rãs por hobby, despertou em Natália Moreira Andrade Leão Zinato o interesse pelo setor de aquicultura.
“Cresci ajudando meu pai e, ao me formar em aquicultura, decidi dar continuidade à produção de rãs, transformando em um negócio”, lembra a empreendedora.
O caminho do empreendedorismo no mercado de rãs, no entanto, não foi fácil. Com uma pequena estrutura inicial, Zinato precisou aprender a conciliar a paixão pela produção de rãs com a realidade de empreender.
“Eu quis tocar um negócio fiel, aumentar a produção e abrir novas oportunidades. Esse sempre foi o meu sonho”, destaca.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Oportunidade de crescer com o Sisbi-Poa
Atualmente, a produtora de rãs está em processo de adesão do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi- Poa) por meio de um consórcio. Passo importante que vai permitir que seus produtos sejam comercializados em todo o Brasil.
Segundo Zinato, a chance de expandir para além da região, abre horizontes antes inimagináveis. “A gente sonha grande, mas precisa de apoio para transformar esse sonho em realidade.” Com determinação e apoio, ela segue firme no propósito: alcançar o mercado nacional.
“Os consumidores estão começando a experimentar e gostar da carne de rã. Isso abre muitas oportunidades para pequenos produtores.” Além de gerar renda, o negócio de rãs fortalece a autonomia feminina. A empreendedora incentiva outras mulheres a empreenderem no setor.
“É importante mostrar que podemos empreender, crescer e gerar renda com algo que amamos, inovando e conquistando o mercado”, conclui Zinato, que reforça a importância da capacitação. “Pesquiso sempre para melhorar a qualidade e garantir produtos seguros e atrativos.”
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais sobre empreendedorismo? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.
