Rural Notícias

Covid-19: produtores em Portugal têm aporte de 300 mi de euros, diz brasileiro

Empresário que já trabalhou no Canal Rural e hoje vive em Lisboa conta que país europeu tomou medidas que vão além do social para combater os efeitos da pandemia

Portugal foi um dos últimos países da Europa a enfrentar o novo coronavírus. Com isso, o governo local teve a vantagem de estudar estratégias mais eficientes para combater os efeitos da Covid-19 em todos os aspectos, afirma o empresário brasileiro Valmir Chicarolli, que hoje vive em Lisboa, capital portuguesa.

Com medidas que vão além do isolamento social, o governo português teria criado incentivos econômicos para cada setor. Oferecendo um aporte de 300 milhões de euros para ajudar produtores, também foi criada uma linha com recursos específicos para auxiliar o agro. “O governo tem uma linha de crédito já, o programa de desenvolvimento rural, e dentro dela ele criou uma linha tratativa do coronavírus”, conta o empresário, que já trabalhou no Canal Rural.

Entre os setores mais prejudicados, segundo ele, estão o de exportações, por conta do fechamento das fronteiras, e o de leite, produto que se encontra com o preço para o consumidor final 20% mais baixo do que o normal. “Hoje em dia, por causa das restrições de logísticas, você já sente uma falta de produtos no mercado, principalmente produtos importados”, comenta Chicarolli.