Feiras e Eventos

Expodireto Cotrijal é lançada oficialmente em Porto Alegre

De acordo com o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, neste ano a feira terá mais de 530 expositores e espera mais de 260 mil pessoas

Com o slogan “A Gente Vive O Agro”, a 21ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada oficialmente em Porto Alegre na manhã desta terça-feira, 4. De acordo com o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, neste ano a feira terá mais de 530 expositores nos 98 hectares da área de evento, que ocorre entre os dias 2 e 6 de março e deve contar com mais de 260 mil pessoas.

O dirigente informou que em 2020 será dado passo importante para que a tecnologia digital esteja mais próxima do produtor, através da inauguração da Arena Agrodigital. O espaço é o destaque desta edição e vai reunir grandes empresas do Agro mundial e ser palco de palestras específicas sobre o assunto.

“Nosso papel é trazer o que há de melhor para o produtor inserir na sua propriedade e continuar avançando em resultados”, afirmou, reiterando a importância da Expodireto Cotrijal e do trabalho da cooperativa para a região. Na soja, citou, são 16 sacas a mais, em média, em relação à produtividade gaúcha e brasileira.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou que a Expodireto está consolidada como uma das mais importantes feiras do Agro mundial, levando tecnologia, inovação e oportunidades de negócios ao produtor rural.

“O ganho em resultados que o agro alcançou é fruto da dedicação e do esforço da nossa gente. Nos sentimos parte da Expodireto e queremos ser o estado referência em tecnologia para o setor. Estamos juntos em busca do desenvolvimento”, disse, fazendo referência ao slogan da feira em 2020.

Arena Agrodigital e área internacional

A grande novidade é um espaço exclusivo para as tecnologias digitais do agronegócio que têm transformado a forma de o agricultor trabalhar e buscar resultados. A Arena Agrodigital terá 1,6 mil metros quadrados e vai reunir 22 grandes empresas além de startups do Agro mundial. Em formato de arena, terá também quatro auditórios com palestras simultâneas com grandes especialistas no assunto.

A Área Internacional contará com programação intensa de países visitantes, principalmente com palestras e painéis, no Auditório do International Point, com tradução simultânea a transmissão via web. Dentre os confirmados, destaca-se a participação expressiva de Estados Unidos, Israel, Paraguai, Austrália, Espanha e China, além dos tradicionais Alemanha, Argentina, Holanda, Itália e Nigéria. Em termos de expositores internacionais, estarão no International Point empresas da Alemanha, Argentina, Israel, Itália e Paraguai.

Pavilhão da agricultura familiar

Expodireto Cotrijal
Foto: divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) participará do evento apoiando a participação de 217 empreendimentos da agricultura familiar, 16,6% a mais do que em 2019. O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expodireto terá 191 espaços, que serão ocupados por 168 agroindústrias inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Seapdr, e 49 expositores de artesanato, plantas e flores. No total, 128 municípios estão representados no pavilhão, 10% a mais do que no ano passado, quando a comercialização chegou a R$ 1,05 milhão.

“A Expodireto é uma das grandes feiras do agro brasileiro, e o nosso governo estará presente viabilizando a participação da agricultura familiar em toda sua diversidade de públicos”, afirmou o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

O pavilhão é uma parceria da Seapdr com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-Sul) e a Emater.