Governo anuncia que 17 estatais brasileiras serão privatizadas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Governo anuncia que 17 estatais brasileiras serão privatizadas

Para Miguel Daoud, a medida provisória que garante primeiro um programa de parceria de investimentos antes da vendas das empresas será benéfico para o governo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que 17 empresas estatais brasileiras serão privatizadas. A lista inclui Correios, Telebrás, Empresa Brasil de Telecomunicação (EBC) e a Eletrobras. Não foram divulgados detalhes sobre o quanto o governo espera faturar com as privatizações. Vale lembrar que, em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo não pode mais vender estatais sem o aval do Congresso e sem licitação, quando a transação implicar perda de controle acionário.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quarta-feira, 21, que essas empresas vão passar primeiro pelo programa de parceria de investimentos, antes de efetivamente serem privatizadas.

A medida provisória que antecede a privatização é vista com bons olhos pelo comentarista Miguel Daoud. Ele afirma que, mesmo que nem todas as empresas gerem dinheiro ao Estado, o governo não tem a responsabilidade de colocar dinheiro nelas. “Já é uma economia importante”, diz ele. Em contrapartida, Daoud se preocupa com a atual situação econômica nacional e internacional, que pode ter impacto sobre o resultado das negociações.

Sair da versão mobile