Rural Notícias

Mercosul não pode abrir mercado de forma ingênua, defende comentarista

Benedito Rosa explica que países usam as tarifas para proteger suas produções e o bloco não pode ignorar concorrência desleal praticada por algumas nações

A Tarifa Externa Comum (TEC) que existe entre os países-membro do Mercosul precisa ser revisada para aumentar a competitividade dos produtos, defendeu o presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, 5, durante reunião com os chefes de Estado do bloco econômico, em Bento Gonçalves (RS).

O comentarista Benedito Rosa, ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, destaca que não é uma abertura generalizada e que não se pode ignorar a concorrência desleal praticadas por outros países contra o Brasil.

“A tarifa média sobre importações de produtos agrícolas está em 13% a 14%, mas isso é média. Você pega a média dos EUA e é menor, mas quando eles querem proteger seus produtos, colocam a tarifa nas nuvens. A Europa, além de fazer isso, coloca outras barreiras. Então não podemos fazer uma abertura de forma ingênua para os outros países”, defende.