Leite

Preço do leite sobe 3,8% em agosto no Rio Grande do Sul e bate recorde

Segundo o Conseleite, o suporte vem da demanda aquecida e da queda das importações por causa do câmbio valorizado

O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul em agosto é de R$ 1,5082, 3,83% acima de julho (R$ 1,4526), informa o Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite). “O valor segue tendência nacional de alta e é o mais elevado da série histórica”, afirma.

O suporte vem da demanda aquecida e da queda das importações por causa do câmbio valorizado. “Nos últimos 14 anos, nunca atingimos esse valor, o que é compreensível no momento atual. A dúvida agora é se essa valorização terá seguimento ao longo do ano”, diz, em nota, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e responsável pelo levantamento do Conseleite, Marco Antonio Montoya.

O vice-presidente do Conseleite, Alexandre Guerra, afirma que, apesar de o momento ser de safra, as indústrias estão trabalhando com estoques menores, o que garante maior giro e melhor operação. “O setor lácteo está passando pelo seu pico de produção e captação, e o preço está em um patamar adequado que reflete o cenário e o auxílio-emergencial concedido pelo governo”, analisa.