Mercado e Cia

'Reforma tributária pode ditar o cenário no agronegócio em 2020'

Comentarista acompanhou as discussões em Brasília sobre o tema e conta que setor teme ser onerado após a mudança na estrutura da cobrança de impostos

A reforma tributária foi um dos pontos de atenção levantados por autoridades e lideranças do agronegócio, durante o Agrocenário 2020. Organizado pela Corteva Agriscience e Aprosoja Brasil, o evento aconteceu nesta quarta-feira, 4, e discutiu fatores que podem impactar o setor produtivo em 2020.

O ex-secretário de Política Agrícola e comentarista do Canal Rural, Benedito Rosa, afirma que é necessário entender que não se trata de uma redução tributária, mas de uma simplificação tributária, unificando impostos. Ele relata que o grande temor do setor é a volta de impostos. “Se tudo isso desaparecer em nome da simplificação, tornando-se uma carga de 25%, pode significar um aumento grande de impostos sobre os agricultores”, afirma.

Benedito Rosa explica, ainda, que grandes entidades estão preocupadas com o rumo dos impostos. “ A preocupação é tão grande que a própria Aprosoja sinalizou a vontade de apresentar seu próprio projeto de reforma tributária, para que questões como essa não fiquem por último. A expectativa é que a reforma tributária seja aprovada já no primeiro semestre  em 2020”, diz.