Mercado e Cia

Soja: demanda chinesa causa impacto no mercado e preço sobe 4% em Chicago 

Segundo a consultoria Arc Mercosul, a alta ocorreu depois que a China isentou cerca de 1,8 milhões de toneladas de soja norte-americana

O preço da soja subiu mais de 4% na bolsa de Chicago em uma semana. Segundo o diretor da consultoria Arc Mercosul, Matheus Pereira, explica que o crescimento nas cotações aconteceu depois que a China isentou cerca  de 1,8 milhões de toneladas de soja norte-americana de uma taxação de 25% sobre a importação.

“O governo criou essa cota de importação apenas como um bom sinal para as novas negociações que devem acontecer no dia 10 de outubro, em Washington, onde o vice premier chinês estará presente para comandar a reunião”, afirma.

Além disso, os estoques trimestrais, divulgado nesta terça-feira, 1º, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também contribuiu com o aumento. “ O departamento trouxe uma redução maior do que estava sendo esperado pelo mercado, com estoques da soja sendo previsto em 24,8 milhões de toneladas, o que fomentou ainda mais para esse movimento de alta’, diz.