Rural Notícias

Suínos e aves: ‘Brasil tem grandes chances de ampliar exportações’

Conselheiro da Fiesp afirma que o país tem ótimas condições sanitárias, o que permite a ampliação de mercados

O membro do conselho superior do agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Sebastião Guedes afirma que com o problema na indústria dos Estados Unidos, principal competir no mercado de suínos, o Brasil tem chance de exportar mais proteína. “Temos boa qualidade sanitária e ótimas chances”, diz.

Quanto aos embarques de aves, ele afirma que o país tem a melhor avicultura do mundo, sem registro de doenças como a gripe aviária, logo tem boas chances de ampliar sua participação no mercado internacional.

 

Problemas sanitários em outros países

A África do Sul detectou um surto de peste suína africana na província do Cabo Oriental. O caso foi descoberto depois que os serviços veterinários realizaram testes em animais mortos no município de Amathole, no mês passado, informou o site da Cidade do Cabo.

Na China, a doença já foi responsável pela perda de mais de 1 milhão de animais, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

No país asiático, relatório divulgado Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) apontou um novo foco do subtipo H5N5 da gripe aviária de alta patogenicidade em uma fazenda de galinhas.