Exportação de carne de frango do Brasil cresce em volume e cai em receita em fevereiro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BALANÇO

Exportação de carne de frango do Brasil cresce em volume e cai em receita em fevereiro

O início do ano é tradicionalmente marcado pelo aumento das importações de carne de frango em preparação para o Ramadã, período sagrado para o Islã

As exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados) totalizaram 397,7 mil toneladas em fevereiro, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2023, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Apesar do crescimento no volume, a receita de exportações caiu 4% no mesmo período, para US$ 707 milhões.

No acumulado do primeiro bimestre, as exportações atingiram 802,2 mil toneladas, um aumento marginal de 0,3% em comparação com 2023.

A receita acumulada, no entanto, apresentou queda de 12,7%, totalizando US$ 1,390 bilhão.

“Foi o melhor mês de fevereiro da história e poderia ter sido ainda melhor, em condições normais, sem os atrasos gerados pela operação padrão atualmente em curso. De qualquer forma, segue a expectativa de um ano positivo pela influência, em especial, das vendas para as nações islâmicas e determinados destinos da Ásia”, diz o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Destinos

Os cinco principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango no primeiro bimestre foram:

  • China: 80,4 mil toneladas (-28% em relação a 2023)
  • Emirados Árabes Unidos: 78,2 mil toneladas (+27,7%)
  • Japão: 76,6 mil toneladas (+26,2%)
  • Arábia Saudita: 67,6 mil toneladas (+8,4%)
  • África do Sul: 50 mil toneladas (-19%)

Ramadã impulsiona demanda por frango

O início do ano é tradicionalmente marcado pelo aumento das importações de carne de frango em preparação para o Ramadã, período sagrado para o Islã.

“Neste contexto, além dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita, observamos um crescimento notável das exportações para o Iraque, Catar, Kuwait e outros destinos da região, mesmo com as incertezas causadas pelos conflitos”, destaca o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

Paraná lidera exportações

O Paraná segue como o maior exportador de carne de frango do Brasil, com 326,4 mil toneladas embarcadas no primeiro bimestre, uma queda marginal de 0,1% em relação a 2023. Os demais estados líderes são:

  • Santa Catarina: 183 mil toneladas (+4,8%)
  • Rio Grande do Sul: 112,8 mil toneladas (-0,5%)
  • São Paulo: 42,8 mil toneladas (-1,74%)
  • Goiás: 36,7 mil toneladas (+5,3%)
Sair da versão mobile