Investimento ajuda a lidar com a seca no nordeste

Os produtores rurais do Rio Grande do Norte encontraram no crédito de investimento uma alternativa para enfrentar a seca que atinge a região da nordeste. O gerente estadual de mercado agro do Banco do Brasil, Fernando Luiz Oliveira e Silva, explica que o Pronaf Mais Alimentos é uma das linhas mais acessadas.

– Os produtores têm feito perfuração de poços, abastecimento a partir do subsolo, para enfrentar à escassez hídrica – diz.  

O custeio agrícola sempre foi a maior demanda da região, porém, com o longo período de seca somado ao perfil semiárido, que responde a cerca de 95% da área, os investimentos têm crescido. Os contratos de câmbio e exportação também têm sido muito utilizados. Eles favorecem a comercialização das frutas, que tem uma produção regional forte – sendo o estado com a maior produção de melão.

A expectativa do Banco do Brasil do RN é que as aplicações cresçam neste ano. Silva reforça que a região ainda conta com mais de R$ 90 milhões e a ideia é que metade desse valor seja liberada ainda em 2015. Além disso, o gerente reforça que as agências estão de portas abertas para atender as demandas específicas de cada cliente.