A resistência nada mais é que um processo natural de seleção. Sempre que se usa de forma prolongada determinado fungicida, inicia-se um processo de seleção natural de alguns fungos que se tornam insensíveis á aplicação do agroquímico. Segundo a pesquisadora da Embrapa Claudia Godoy, o uso intensivo e recorrente de um mesmo fungicida tem aumentado a resistência de fungos.