CURIOSIDADE

Tudo começou com uma galinha! Filme brasileiro é eleito o 15º melhor do século

Lançado em 2002, Cidade de Deus foi reconhecido por um júri de mais de 500 especialistas em cinema como uma das 100 maiores obras da sétima arte

Galinha dourada
Foto: Elayne Massaine

O jornal The New York Times divulgou nesta última sexta-feira (27) uma lista dos 100 melhores filmes do século 21. Para compor o levantamento, o veículo norte-americano consultou mais de 500 diretores, atores e personalidades da indústria cinematográfica ao redor do mundo.

Entre todos eles, apenas um longa-metragem brasileiro está inserido. Lançado em 2002 e dirigido por Fernando Meirelles em parceria com Kátia Lund, Cidade de Deus acompanha os diferentes caminhos tomados por Dadinho (Douglas Silva/Leandro Firmino) e Buscapé (Alexandre Rodrigues) em uma dura realidade permeada pela violência.

O curioso é que a primeira cena do filme, que concorreu a quatro Óscares em 2004, mostra uma galinha fugindo da degola. Assim, o longa se distancia dos usuais grandes planos abertos (quando a câmera está distante do objeto, geralmente uma grande paisagem) e se aproxima do cotidiano das pessoas na periferia carioca, mostrando como a avicultura pode alimentar as mais diversas camadas da sociedade.

Esse primeiro frame foi, inclusive, elogiado por um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos. Em conversa com o Meirelles, Steven Spielberg perguntou como ele havia feito para filmar a cena.

“Eu expliquei para ele: o fotógrafo pegou uma câmera pequenininha e amarrou com uma fita crepe na vassoura e correu enquanto gritava ‘xô galinha, xô galinha’!”, contou Meirelles em 2019, em entrevista ao programa Provocações, da TV Cultura.

A resposta pegou o diretor de Jurassic Park e ET de surpresa, que respondeu dizendo que em Hollywood, resultado similar teria sido alcançado com uma fortuna. “Aquela cena, para mim, custaria um milhão e meio de dólares, e você fez com um cabo de vassoura?”, indagou.

Veja a icônica cena do filme no vídeo acima e não se esqueça de prestigiar o cinema nacional!