Governo do Rio Grande do Sul anuncia ampliação do Mais Água, Mais Renda durante a Expodireto

Apesar da estiagem do verão, Estado terá colheita recorde de grãosA 15ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, começou nesta segunda, dia 10, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, em clima de otimismo. Apesar de problemas com a estiagem em algumas regiões gaúchas, a previsão é de safra recorde de grãos no Estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador gaúcho Tarso Genro anunciou a ampliação de recursos para o programa de incentivo à irrigação.

A expectativa é de que a produção de grãos no Estado seja de 30 milhões de toneladas. Os prejuízos com a seca e com o ataque de pragas são considerados pontuais, o que anima o presidente da Cotrijal, Nei Mânica.

– Estamos em um momento bom. O clima está favorecendo as culturas de verão. Tivemos agora uma pequena chuva para amenizar o calor, para iniciarmos bem a Expodireto. As instituições financeiras estão com recurso abundantes, o PSI está fluindo muito bem. Em relação às inovações, teremos grandes negócios.

Embora não tenha definido prazo, o governador do Rio Grande do Sul confirmou a ampliação do programa estadual Mais Água, Mais Renda, que prevê a liberação de recursos para implantação ou ampliação de sistemas de irrigação. Dos quase 430 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Estado, pouco mais de 26 mil utilizam algum tipo de irrigação.

– Vamos cumprir com aquele protocolo que prometemos ate o fim do ano – afirmou Tarso Genro.

Agronegócio gaúcho

– Com as políticas de indução do crescimento, estamos obtendo resultados excelentes. O crescimento do nosso PIB em 2013 será três vezes maior do que o do Brasil. A contribuição desse segmento [agronegócio] foi fundamental para alcançarmos um patamar econômico tão positivo – afirmou o governador.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que um dos grandes méritos do evento é promover o encontro da indústria com a agricultura.

– Quando a agricultura vai bem, a indústria também tem sucesso e um evento como esse se concretiza. Mas para isso, o Estado tem que fazer a sua parte e é o que estamos fazendo.

A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, além de delegações internacionais e de representantes do setor. No período da tarde ocorreu uma nova cerimônia oficial com a presença do vice-presidente, Michel Temer, representando a Presidência da República.

Expodireto 2014

Segundo a organização, o lançamento de novas tecnologias será, mais uma vez, a principal marca da feira, promovida desde 1999. No ano passado, a Expodireto chegou a movimentar mais de R$ 2,5 bilhões em negócios, o que representa um crescimento de 128% em relação ao ano anterior. Mais de 223 mil pessoas estiveram presentes no parque da feira, onde uma área de 84 hectares é ocupada por expositores. Além disso, há 60 lotes dos canteiros experimentais, que abrigam os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro.

A expectativa para 2014 é de superar todos os números da última edição. A feira terá a participação de 77 países, 17, embaixadores, 54 diplomatas, configurando a maior participação internacional de todas as edições. O evento ocorre de 10 a 14 de março, na Rodovia RS-142, quilômetro 24, com entrada franca.

• Leia todas as notícias sobre a feira

Clique aqui para ver o vídeo