'Não se trata de confiança, mas de um passo de cada vez', diz John Kerry sobre o Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

COP26

'Não se trata de confiança, mas de um passo de cada vez', diz John Kerry sobre o Brasil

O enviado dos Estados Unidos para a Conferência do Clima reuniu-se nesta quarta-feira (10) com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite

John Kerry, emissário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou nesta quarta-feira (10) de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, no espaço do Brasil na COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorre em Glasgow, na Escócia (Reino Unido). O Canal Rural conseguiu apurar que, entre os principais temas do encontro, estiveram os acordos de cooperação na área de redução de emissão de gás metano e o mercado de carbono.

Uma fonte consultada pelo Canal Rural que participou da conversa também destacou as falas sobre a preocupação com ações efetivas na questão florestal, de combate ao desmatamento ilegal. Por fim, outros temas de interesse discutidos entre os representantes dos dois países foram o fim dos lixões de resíduos sólidos e o pagamento por serviços ambientais. A premissa, no caso dos serviços ambientais, seria trocar punição por incentivos.

John Kerry
Foto: Canal Rural

O financiamento internacional para as ações de mitigação do efeito colateral das mudanças climáticas e as novas metas de redução de emissões que devem avançar na revisão das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Kerry teria colocado que pode contribuir com o Brasil na área de metano e de energia, setores onde os Estados Unidos têm tecnologia avançada.

Após o encontro, o enviado dos Estados Unidos disse que a “reunião foi boa”. Perguntado sobre confiar no Brasil, Kerry disse que “não se trata de confiança, mas de um passo de cada vez”.

Confira mais informações sobre a cobertura do Canal Rural na COP26 no Planeta Campo

Sair da versão mobile