Organizadores da 22ª Agrishow esperam repetir resultado de 2014

Setor de caminhões perdeu expositores, que já sentiram os impactos da crise econômicaA 22ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) começa na próxima segunda, dia 27, e segue até 1º de maio com expectativa de estabilidade em negócios gerados, com R$ 2,7 bilhões, e em número de visitantes, 160 mil pessoas, ante a edição de 2014. 

Fonte: Reprodução/Agrishow

No entanto, os organizadores do evento, em Ribeirão Preto (SP), já sentiram os impactos da crise que atinge o setor de caminhões, com ao menos duas marcas fora da Agrishow deste ano.

– O setor de caminhões perdeu (expositores) por conta dos problemas de financiamentos, mas fizemos uma reposição das áreas em que estavam as marcas na feira. A maior preocupação nossa seria se o núcleo duro da feira, as máquinas agrícolas, passasse por um problema, o que não é verdade – minimizou José Danghesi, diretor da feira. 

Segundo o executivo, enquanto os caminhões patinam, a agricultura de precisão e a pecuária, que avançam no país, terão maior área em 2015. 

– Teremos uma demonstração de campo exclusiva para a agricultura de precisão – afirmou.

Já a pecuária terá pela primeira vez o “Caminho do Boi”, um estande no qual visitantes poderão simular o trajeto realizado por bovinos de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor. A simulação mostra todas as etapas do processo, como nutrição, curral de manejo, controle e gestão, sanidade, transporte e frigorífico. 

Lançamentos

A empresa Biomatrix vai apresentar lançamentos de híbridos de milho especialmente para produção de silagem. A promessa da empresa é que os novos híbridos têm maior valor nutritivo, garantindo redução nos custos da dieta do rebanho. As variedades são BM 3063 PRO2 e BM 3066 PRO2, para produção de silagem; e BM 709 PRO 2, híbrido de dupla aptidão, para grãos e silagem. 

A Coopercitrus também lançará uma linha de nutrição animal em parceria com a Trouw Nutrition. São 16 novos produtos com marca própria da cooperativa, entre suplementos minerais, concentrados e rações, que começarão a ser comercializados durante a Agrishow.  

O destaque da Yara é o Programa Nutricional Longevita, que proporciona mais longevidade ao canavial. A empresa promete adiar a renovação das lavouras, diluir os custos e garantir maior produtividade ao agricultor. Segundo o especialista agronômico da empresa, Gustavo Dalto, um trabalho de campo realizado pela Yara, na safra 2013/2014, comparando a fertilização convencional com a aplicação de apenas um dos produtos do Programa Nutricional Longevita, o YaraMila (complexo NPK em um mesmo grânulo, com formas de nitrogênio e fósforo mais assimiláveis pelas plantas e ao alcance de um maior volume de raízes), demonstrou um ganho de produtividade de cinco a 10 toneladas por hectare.