G7 acusa Rússia de agravar crise alimentar Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Internacional

G7 acusa Rússia de agravar crise alimentar

Os representantes do G7 acusaram Moscou de agravar a crise global de insegurança alimentar por meio do bombardeio de silos de grãos

Em reunião nesta sexta-feira (24), os ministros das Relações Exteriores do G7 exortaram a Rússia a encerrar o bloqueio a portos ucranianos no Mar Negro, segundo comunicado divulgado pela Alemanha, que exerce a presidência rotativa do grupo.

Os representantes acusaram Moscou de agravar a crise global de insegurança alimentar por meio do bombardeio de silos de grãos e a danificação de infraestrutura de agricultura.

Expressaram ainda apoio aos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) para reabrir os portos.

Os ministros também reiteraram “inabalável” apoio à Ucrânia, inclusive por assistência militar e de defesa, “pelo tempo que for necessário”.

O grupo se comprometeu com auxílio humanitário, ajuda na reconstrução e estabilização do país e também a fortalecer a resiliência de nações vizinhas, em particular a Moldávia.

Petróleo russo será discutido na próxima cúpula do G7

De acordo com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a proposta de impor um limite para os preços do petróleo produzido na Rússia será discutido na próxima cúpula do Grupo dos Sete (G7), marcada para os próximos dias 26 a 28.

“Consideraremos todos os possíveis pontos positivos relacionados à ideia, mas também devemos ter visão clara dos possíveis efeitos colaterais para avaliar esta é a política adequada”, disse, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 24.

“Para qualquer coisa que decidimos, é necessário que se tenha amplo acordo, inclusive fora da União Europeia (UE)”, avaliou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também presente na coletiva.

Sair da versão mobile