INTERNACIONAL

Grãos: Ucrânia fecha acordo com Polônia e Lituânia para acelerar exportações

Plano deve contribuir para alívio das tensões entre Ucrânia e Polônia sobre preços de grãos

ucrânia grãos agricultores
Foto: Pixabay

A Ucrânia, a Polônia e a Lituânia acordaram um plano para acelerar as exportações ucranianas de grãos. Autoridades acreditam que países necessitados, para além da Europa, se beneficiariam da celeridade nos procedimentos.

O acordo muda as inspeções de grãos da fronteira Ucrânia-Polônia para o porto lituano de Klaipeda, no Mar Báltico, conforme o ministério da agricultura ucraniano. A medida visa facilitar o trânsito de cargas da Ucrânia pelo território polonês.

Além da agilidade, o plano também deve contribuir para o alívio das tensões entre Ucrânia e Polônia sobre os preços de grãos, num momento de desgaste do apoio internacional à reação ucraniana à invasão russa.

As exportações agrícolas têm sido uma das maiores ameaças à unidade europeia pela Ucrânia desde o início da guerra. Após a saída da Rússia do acordo para o corredor de grãos do Mar Negro, restaram à Ucrânia apenas rotas terrestres, mais caras, como principais alternativas seguras.

Produtores de países vizinhos reclamaram da passagem de produtos ucranianos, que inundaram seus mercados locais, derrubando os preços e ameaçando suas rendas.

O envio direto dos produtos para o porto da Lituânia pode contribuir no combate ao problema.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.