Internacional

Opep revisa para baixo demanda por petróleo para 2022

Para 2023, o crescimento da demanda mundial por petróleo também foi revisado para baixo

O relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de outubro, divulgado na quarta-feira (12), informa que o crescimento da demanda global por petróleo em 2022 é revisado para baixo em 500 mil barris de petróleo por dia (bpd), o que reflete as recentes tendências macroeconômicas e evolução da procura de petróleo em várias regiões.

+ Preço médio da gasolina cai pela 15ª semana consecutiva

“Esses desenvolvimentos incluem a extensão das restrições de covid-19 na China, desafios econômicos na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) da Europa e pressões inflacionárias em outras economias importantes, que pesaram na demanda por petróleo, especialmente no segundo semestre de 2022″, informa o documento da Opep.

Assim, a demanda global por petróleo para 2022, espera-se agora um crescimento de cerca de 2,6 milhões de bpd. Os países da OCDE, o crescimento da procura de petróleo é estimado em cerca de 1,4 milhões de bpd, e os não-OCDE em cerca de 1,3 milhões de bpd. Para 2023, o crescimento da demanda mundial por petróleo foi revisado para baixo para ficar cerca de 2,3 milhões de bpd.

O relatório traz informações a respeito da demanda por combustível no inverno no hemisfério norte. O cartel estima que haverá um aumento na procura por petróleo, visto que os preços do gás vêm subindo nos últimos meses.

“A subida dos preços do gás natural levará potencialmente a algum grau de comutação gás-óleo na geração de energia na Europa e Ásia, apoiando a demanda por combustíveis residuais, óleo de aquecimento e outros combustíveis”, afirma o bloco em trecho de seu mais recente relatório.

Opep: incertezas sobre o consumo de petróleo no mundo

petróleo - preço- mercado futuro
Foto: Reprodução/Canva

Para o cartel, as incertezas com relação à desaceleração do crescimento econômico e possíveis ressurgimentos de focos de covid na China são um desafio para o consumo de petróleo. “Por isso, os membros decidiram preventiva e proativamente ajustar sua produção geral, a partir de novembro de 2022, para baixo em 2 milhões de bpd, em um esforço contínuo e implacável para fornecer uma estabilidade sustentável ao mercado”.

______________

Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.