Internacional

Ursa fica 'doidona' após comer mel alucinógeno; veja vídeo

O animal chamado Balkız ficou se balançando de um lado para o outro enquanto estava sentado de barriga para cima na traseira de uma caminhonete

Uma filhote de urso pardo ficou “doidona” depois de comer uma quantidade excessiva de mel alucinogéno, nesta quinta-feira (11), na província de Duzce, na Turquia.

O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais.

A brown bear cub got intoxicated after eating an excessive amount of “mad honey” 😩

Mad Honey is a type of rhododendron honey that can have hallucinogenic effects. pic.twitter.com/OI2yMEotN2

— Shannonnn sharpes burner (@shannonsharpeee) August 12, 2022

O vídeo mostra a ursa se balançando de um lado para o outro enquanto estava sentada de barriga para cima na traseira de uma caminhonete. Isto aconteceu depois do resgate da ursa, que estava visivelmente debilitada.

Ursa está bem

As autoridade locais, então, levaram a ursa a um veterinário, onde ela recebeu tratamento adequado após consumir o mel.

O tweet abaixo, feito pelo Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia, mostra o estado em que o animal ficou.

Depois da loucura, a ursa recebeu o nome de Balkız

“O nome do nosso ursinho fofo é ‘Balkız’. Viva o nome da nossa filha. O estado de saúde de Balkız é bom, vamos soltá-la em seu espaço de vida o mais rápido possível”, diz o tweet.

O estado de saúde da ursa é bom e o animal já foi solto de volta para a natureza.

Por que o mel é alucinógeno?

Mas, qual o motivo da ursa ficar nesse estado?

“O mel louco”, ou “deli bal” em turco, é produzido em pequenas quantidades por apicultores nas montanhas Kaçkar acima do Mar Negro. Este é o único lugar no mundo além do Himalaia onde espécies nativas de rododendros (planta arbustiva que chega a cerca de 1 metro de altura) produzem uma potente neurotoxina chamada grayanotoxina.

Portanto, se as abelhas se alimentarem de néctar de rododendros suficientes que tenham a toxina, o mel vermelho-lama que elas produzem fica mais saboroso para mamíferos o consumirem. Como resultado, mamíferos que se alimentarem do mel, podem ficar “alucinados”.

Dessa maneira, caso haja uso exagerado do mel, como no caso da ursa, os sintomas podem ser vários, como: náuseas, vômitos, visão turva ou cegueira temporária, dor de cabeça, diarreia, perda de consciência, entre outros. Esses efeitos aparecem em até 2 horas após o consumo.

Por isso, a ursa que havia ingerido o alimento, rapidamente ficou nesse estado.

Outro fato interessante, é que o mel é vendido como um remédio natural, sendo de fácil acesso a toda população. Ele pode auxiliar no tratamento de distúrbios, pressão alta e até impotência sexual, mas também trazer os problemas citados acima.

Por fim, a pergunta que fica é, você experimentaria este mel?