Leilão

C2Rural transmite o último dia de provas do Bocal de Ouro

Etapa classifica, entre os dias 17 e 20 de abril, animais inéditos ao Freio de OuroEstá chegando a hora de uma das mais aguardadas classificatórias ao Freio de Ouro. O Bocal de Ouro, que reúne apenas animais inéditos na disputa, ocorre entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Você acompanha a transmissão ao vivo do último dia de disputas dessa etapa aqui nas telas do C2Rural e do Canal Rural, a partir das 9h do dia 20.

A expectativa para a competição é de uma disputa em alto nível com diversos animais com condições de alcançar uma das vagas para a grande final. Ricardo Vieira Borges, que será jurado dos machos juntamente com César Augusto Rabassa Hax e Ciro Manoel Canto de Freitas, afirma que o tom da prova se dá pelo ineditismo dos animais e pela qualidade nivelada dos conjuntos que entrarão em disputa. “A prova é uma incógnita e não sabemos o que pode acontecer. Temos visto um aumento da competitividade com notas morfológicas expressivas e desempenhos funcionais acima da média”, salienta.

Para Rodrigo Albuquerque Py, que julgará as fêmeas ao lado de Daniel de Souza Mello e José Francisco Pereira de Moura, o Bocal de Ouro é uma das classificatórias em que mais surgem animais que brigam com força nas primeiras posições do Freio de Ouro. “O Bocal de Ouro tem se revelado uma boa prévia para a grande final durante a Expointer. É uma prova que se decide em detalhes, pois são animais muito próximos em qualidade”, avalia.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Mauro Ferreira, diz que este é o segundo evento funcional mais importante da raça Crioula na atualidade. Segundo ele, trata-se de uma classificatória diferente, que confirma a evolução do cavalo Crioulo. “O Bocal de Ouro reflete o crescimento da raça não só pelo quantitativo mas principalmente pelo qualitativo. Costumeiramente os animais classificados são favoritos ao Freio de Ouro”.

Nos últimos cinco anos, nove animais classificados no Bocal de Ouro chegaram entre os três primeiros lugares no Freio de Ouro (veja relação abaixo). Por duas vezes o campeão do Bocal de Ouro também conquistou o título maior da raça na grande final: Uva Merlot 340 Maufer em 2009 e Cadejo da Maior em 2013. Outros animais que tiveram resultados positivos em um ano conquistaram os primeiros lugares no ano seguinte, como a última vencedora do Freio de Ouro, Oraca do Itapororó, vencedora da classificatória em 2012 e campeã do Freio de Ouro em 2013.

Os classificados do Bocal que ficaram entre os três primeiros do Freio de Ouro no mesmo ano (de 2009 a 2013)

2009

Uva Merlot 340 Maufer
1ª no Bocal e 1ª no Freio

Pampa de São Pedro
1º no Bocal e 2º no Freio

2010

Haragano da Boa Vista
1º no Bocal e 2º no Freio

2011

RZ Revuelto Cristal da Carapuça
1º no Bocal e 3º no Freio

Fantasia Cala Bassa
1ª no Bocal e 2ª no Freio

2012

Oraca do Itapororó
1ª no Bocal e 2ª no Freio

2013

La Rinconada Golosa
2ª no Bocal e 3ª no Freio

Cadejo da Maior
1º no Bocal e 1º no Freio

Buzzo da Maya
2º no Bocal e 3º no Freio