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Logística

BR do Mar fora da prioridade pode atrasar projetos de logística, diz Daoud

Sem BR do Mar, transportar grão pelo litoral brasileiro custa o mesmo que enviar o produto para a China

O Governo retirou o regime de urgência do projeto BR do Mar, que estimula à navegação de cabotagem. A mensagem foi enviada nesta terça-feira, 27, para o Congresso. O texto do projeto foi aprovado em dezembro do ano passado pela Câmara do Deputados, e agora aguarda o aval dos senadores, que podem votar a proposta em maio. Sem BR do Mar, transportar grão pelo litoral brasileiro custa o mesmo que enviar o produto para a China.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o projeto é uma pauta importante que não deveria ser postergada. “Fazer as concessões que são previstas não quer dizer que precisa retardar a questão da cabotagem que é muito importante. A legislação que rege a cabotagem no Brasil ainda é da época do império. Não tem qualquer projeto de investimento nessa área, que acaba sem concessão nenhuma A BR do Mar vem de encontro a uma série de necessidades de longo prazo que não tem sentido nenhum ele ser postergado”, diz.

Daoud ainda aponta que o Governo retirou o regime de urgência devido a pressão de outros setores da economia. “Os caminhoneiros já vêm a muito tempo pressionando o presidente Jair Bolsonaro para uma das reinvindicações que eles possuem, pois se existe uma viabilidade mais rápida de se implementar do que as rodovias, então o Governo cedeu a essa pressão dos caminhoneiros e retirou do regime de urgência. Não foi provada porque não houve interesse do Governo para que isso fosse aprovado”, pontua.

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