Mato Grosso

BR-163: Acrimat cobra solução emergencial do governo federal

Entidade, em parceria com o Imea, realizou estudo sobre as condições e impacto da má conservação da rodovia

Desgastes, trincas, remendos, afundamentos, ondulações, erosões, além de buracos no pavimento. Segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), esse é o diagnóstico de um estudo realizado sobre as condições de 218 quilômetros da rodovia BR-163/364, entre Cuiabá e Rondonópolis, e encaminhado para o Ministério dos Transporte.

O estudo, realizado em conjunto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta que somente os municípios de Cuiabá, São Pedro da Cipa, Juscimeira e Rondonópolis registraram na safra 2021/22 uma produção de 723,4 mil toneladas de soja e 539 mil toneladas de milho.

No que tange a movimentação de animais, foram 299,9 mil, conforme dados da Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo que 168,8 mil cabeças de gado abatidas em 2022 tiveram como origem os quatro municípios.

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Foto: Divulgação/Acrimat e Imea

Presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior ressalta que a rodovia federal é via estratégica para o transporte da produção mato-grossense, em especial por conectar outras regiões produtoras do o terminal ferroviário de Rondonópolis.

“Os trechos em questão são importantes não só para a logística de Mato Grosso, como fundamental para a economia. Nesse trecho se verifica a sobreposição das BRs-070/163/364, que é uma das principais alternativas para o transporte da região Norte do país, para o escoamento da produção agropecuária, como também para a integração com a Bolívia”.

Ribeiro Junior afirma que o estudo foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, para conhecimento e promoção de ações, em caráter emergencial, para devolver a condição de trafegabilidade do trecho em questão.

“É necessário um olhar mais atento do governo federal, bem como ações mais efetivas para que haja a melhoria da logística do estado, sob pena de causar prejuízos à economia país, além de impactar na segurança dos usuários da rodovia”.

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Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Trecho da BR-163 impactar exportação

O estudo realizado pela Acrimat, juntamente com o Imea, destaca ainda que a situação verifica traz impactos nas movimentações portuárias de produtos com origem em Mato Grosso.

O estudo mostra que pelo trecho da BR-163/364 foram exportadas 290,46 mil toneladas de carne bovina e 11,22 milhões de toneladas de grãos pelo porto de Santos.

Nos demais portos do Arco Sul, cuja via também é utilizada para o escoamento, foram enviadas 454,14 mil toneladas de carne e 12,54 milhões de grãos traz o levantamento.

 

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