Mato Grosso

Irrigação de pastagem auxilia no período de seca e traz ganho em produtividade

Bom Dia Senar-MT de hoje mostra que taxa de lotação com irrigação pode chegar a 12 animais por hectare se manejo for realizado adequadamente

A irrigação pode ser uma alternativa para driblar a seca na pecuária. Com a adoção e manejo correto retorno do investimento pode ser rápido e a taxa de lotação por hectare pode chegar a 12 animais.

O uso da irrigação para a produção de alimentos para a suplementação animal é tema do Bom Dia Senar Mato Grosso desta quarta-feira (21).

“A irrigação é um caminho que o produtor pode percorrer para suprir a má distribuição ou falta de chuva”, diz o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Cleonir Andrade Faria Junior.

Atualmente, segundo Faria Junior, existem pesquisas desenvolvidas pela Agência Nacional das Águas (ANA) que revelam que a irrigação pode propiciar um aumento de produtividade física em até três vezes.

“Ou seja, o que eu consigo produzir em um hectare irrigado em produtividade física, eu necessitária de ao menos três hectares de sequeiro. Quando se pensa em produtividade econômico esse valor sobe de ainda mais. Para um hectare irrigado eu necessitária de sete hectares de sequeiro”, diz o instrutor.

Aliado a manejo, taxa de lotação sobe

A irrigação de pastagem, aliada a um manejo adequado, explica Faria Junior, é possível se ver uma taxa de lotação nos primeiros anos chegar de cinco a sete animais por hectare. “À medida em que o produtor vai se adequando ao novo sistema e ao manejo de pasto, pode chegar a 12 unidades de animais por hectare”.

Conforme o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, a irrigação, além de aumentar a capacidade de lotação, traz uma forragem que apetece ao gado, para uma alimentação de forma melhor mais eficiente.

Investimento em irrigação é caro, mas retorno é rápido

O investimento em irrigação de pastagem gira entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por hectare. “Entretanto, há uma taxa de retorno rápida. A gente alcança produtividades muitas vezes surpreendentes em virtude daquela planta, da forrageira que não sofreu o estresse hídrico”.

De acordo com o especialista, a irrigação além de auxiliar no estresse hídrico, ajuda também a evitar o estresse nutricional e ataques de pragas e doenças na pastagem.

Confira mais sobre o assunto no Senar-MT Responde:

+Confira todos os episódios do Bom Dia Senar-MT

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real