Mato Grosso

Leite: demanda enfraquecida do consumidor derruba preço pago ao produtor

Preço pago ao produtor de leite em Mato Grosso recuou 1,87% em setembro no comparativo com agosto

O preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso caiu 1,87% em setembro no comparativo com o mês anterior. A retração, após sete altas consecutivas, é motivada pelo enfraquecimento da demanda do consumidor.

O preço médio no mês de setembro ficou em R$ 3 o litro.

“A inversão de tendência no mercado lácteo esteve atrelada ao enfraquecimento da demanda consumidora devido aos altos patamares de preços dos derivados lácteos, o que pressionou a cotação da matéria-prima”, diz o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu boletim mensal do leite.

Relação de troca do leite

Conforme o Imea, em decorrência a pressão na cotação da matéria-prima, a relação de troca com seus principais insumos voltou a subir no estado. Um sinal de atenção aos pecuaristas diante dos elevados custos da atividade.

“A relação de troca leite/milho e leite/ureia subiram 3,44% e 8,53% ante a agosto de 2022, respectivamente, sendo necessários 20,15 litros de leite para comprar uma saca de milho
(60 quilos) e 1,75 litro de leite para adquirir um quilo de ureia. Assim, o cenário é de cautela, visto que os preços no campo tendem a recuar com o início da safra no estado”.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real