Mato Grosso

Não há mais como fugir da questão da sustentabilidade, afirma produtor de São Paulo

Na avaliação do produtor Bernhard Kiep o Brasil pode se antecipar com algumas ações de sustentabilidade exigidas no exterior

“A sustentabilidade na produção agropecuária é um assunto que não se pode mais fugir. Ela veio para ficar”. A pontuação é do produtor de São Paulo, Bernhard Kiep.

Filho de pais alemães, Bernhard Kiep é o entrevistado desta semana do programa Direto ao Ponto.

“Existe uma consciência muito grande de que nós tiramos mais do planeta terra do que nós damos. No Brasil talvez a gente não perceba isso tanto. O Brasil é um país abençoado com água e chuva. Mas, existem vários países em que o desequilíbrio dentro da natureza é forte”, diz Kiep.

Para o produtor paulista, com formação em administração de empresas, mas que nunca deixou o amor pelo campo de lado, a sustentabilidade é fazer com que o solo esteja bem e que o meio ambiente esteja bem.

Exemplo do exterior deveria ser seguido

Kiep revela achar que a sustentabilidade é vista de maneira errada pelos produtores brasileiros. “No fundo a gente é sustentável, mas só tem que ser um pouco mais esperto em virar o assunto e tornar ele positivo para nós”.

Bernhard Kiep direto ao ponto
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Ele frisa ainda que ações exigidas hoje pela Europa aos seus produtores podiam ser colocadas em prática antecipadamente pelo Brasil, como é o caso da questão dos orgânicos e outras direções.

“Os europeus hoje estão numa enrascada muito grande. Os agricultores de certa maneira estão sendo forçados a dar certos passos voltados para o orgânico e outras direções. E, isso não vai dar certo do jeito que eles estão fazendo. Eu acho que a gente deveria aprender com essa situação ao invés deles nos obrigarem a fazer as coisas. Algumas coisas nós podemos fazer antes”.

 

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real