O poder da última palavra está no Congresso Nacional, diz especialista Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

O poder da última palavra está no Congresso Nacional, diz especialista

Na avaliação de João Henrique Hummel o Brasil está vivendo momento de revolução com o Congresso buscando seu protagonismo

A política brasileira nos últimos meses vem chamando a atenção. Para João Henrique Hummel, diretor-executivo da Action Relações Governamentais, o país está vivendo uma grande revolução com o Congresso Nacional puxando para si a responsabilidade de discutir as políticas públicas.

João Henrique Hummel é o entrevistado desta quinta-feira (8) do programa Direto ao Ponto.

“[Está] buscando um protagonismo de fazer política, de conduzir as políticas. O parlamento está a cada dia assumindo a sua responsabilidade de ter contato e representar a população”, diz Hummel.

Um exemplo citado por Hummel é quanto as Medidas Provisórias e votação de vetos. Até 2014, de acordo com ele, existiam no Brasil cerca de 16 mil vetos que nunca haviam sido votados.

+Tributo aumentado no campo reflete no bolso do consumidor, diz Antônio Galvan

“De 2014 para cá não votar veto acaba com a pauta. Você não vota nada orçamentário. Hoje, quase 40% dos vetos presidenciais são quebrados. Então, o poder da última palavra está no Congresso Nacional”.

Direto ao Ponto João Henrique Hummel Vieira
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Futuro da política brasileira

Para Hummel, o futuro da política brasileira e do país “tinha que ter muito mais preocupação há 20 anos do que agora”.

“Agora temos partidos fortes. Hoje, a pauta está na mão do Congresso, que é centro-direita. O orçamento está dentro do Congresso. Acho que vamos ter um momento totalmente diferente e acho que temos que ir para dentro do Congresso. Ir com clareza impor a nossa opinião, impactos regulatórios e impactos para a sociedade”, pontua Hummel.

 

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile