Mato Grosso

Preço e clima ditam ritmo lento nas vendas de pluma em Mato Grosso

Comercialização da safra 2022/23 está aquém do verificado no ciclo passado e da média dos últimos cinco anos

A comercialização da pluma de algodão 2022/23 em Mato Grosso segue ritmo lento. Até novembro, cotonicultores no estado haviam negociado 52,51% da produção prevista. O percentual demonstra certa cautela dos produtores em comparação ao ciclo passado quando 57,91% da produção estava comercializada e da média dos últimos cinco anos de 61,02%.

Apesar da fibra ter apresentado valorização de 1,94% em novembro no comparativo com outubro, as vendas na variação mensal avançaram apenas 1,02 ponto percentual.

“As cotações ainda não recuperaram as expressivas desvalorizações registradas nos meses anteriores, o que tem limitado novas vendas no estado”, pontua o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em novembro, a pluma mato-grossense foi comercializada a um preço médio de R$ 156,53 arrobas.

+Área destinada ao algodão em MT é mantida diante das incertezas no mercado mundial

Pluma 2021/22 também com vendas lentas

As vendas da pluma 2021/22, conforme o Imea, alcançaram 85,41% da produção estimada, avanço de apenas 1,15 ponto percentual no comparativo mensal.

“Esse cenário é pautado, principalmente, pela maior característica de cor na fibra, resultado das adversidades climáticas que afetaram grande parte das lavouras do estado durante a temporada, somada aos preços pouco atrativos”.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real