
Além de Patrocínio (MG), que registrou quatro casos de intoxicação pelo consumo da planta Nicotiana glauca, conhecida como “falsa couve”, um deles resultando na morte de uma mulher de 37 anos, o município de Santa Vitória (MG) confirmou o registro de mais sete casos de intoxicação pela “falsa couve” nos últimos dois meses.
Pelo seu perfil em uma rede social, Sérgio Moreira de Oliveira Júnior, prefeito de Santa Vitória, alertou a população sobre os riscos do consumo da planta e fez um apelo para que quem a cultive em casa “acabe com tudo”.
Segundo o diretor-geral do Pronto Atendimento de Santa Vitória, Arthur Costa Borges, todas as vítimas receberam atendimento rápido e estão fora de risco. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quatro dos sete intoxicados pertencem à mesma família.
O caso ocorreu após um homem de 58 anos colher a planta e levá-la para casa acreditando se tratar de couve. Durante o almoço em família, todos ingeriram a “falsa couve” e apresentaram sintomas como visão turva, vômitos e perda de equilíbrio.
Ainda de acordo com Borges, a morte de Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, registrada em Patrocínio (MG) na última segunda-feira (13), fez com que as autoridades de Santa Vitória reforçasse o alerta sobre os perigos da planta.
Morte em Patrocínio
Claviana estava internada havia cinco dias na Santa Casa de Patrocínio após consumir a planta tóxica junto com três familiares, que a confundiram com couve. Ela foi diagnosticada com lesão cerebral grave e não resistiu. Um dos idosos intoxicados saiu do coma, outro segue em coma induzido e o terceiro recebeu alta hospitalar.
Planta venenosa
A Nicotiana glauca, também conhecida como “fumo-bravo”, é comum em áreas rurais e margens de estradas. Sua toxicidade é causada pela substância anabazina, que pode provocar paralisia muscular e respiratória, levando à morte em casos graves.
Embora parecida com a couve tradicional, a “falsa couve” possui folhas verde-acinzentadas, de textura aveludada e formato mais fino. Já a couve verdadeira apresenta nervuras bem marcadas e folhas mais espessas.