MERCADO INTERNACIONAL

Abrapa quer algodão livre de impostos em exportações para a Índia

Liderada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, solicitação foi feita em missão oficial à Índia

Algodão, abrapa, abapa, bahia, exportação
Foto: Jefferson Aleffe/Marca Comunicação

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), espera que o governo indiano atenda o pedido da viabilização de uma cota de 100 mil toneladas de algodão do Brasil, livre da alíquota de 11% sobre as exportações àquele país.

De acordo com a Abrapa, o pedido, que está sendo reforçado pelo governo brasileiro, foi tratado em encontro com a secretária geral da Confederation of Indian Textile Industry (CITI), Chandrima Chatterjee.

A solicitação foi feita em missão oficial à Índia, na comitiva liderada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Segundo a Abrapa, desde 2021, a associação e a CITI mantêm um acordo de cooperação, assegurado por um Memorando de Entendimento. A entidade indiana estuda o pedido brasileiro, que tem potencial para ajudar a tornar a indústria local mais competitiva.

A Abrapa informou ainda que a medida tem precedente, já que, atualmente, a Austrália conta com uma tarifa diferenciada sobre uma cota de 50 mil toneladas.

“Nós entendemos que se trata de um tema sensível, mas acreditamos que a entrada de um volume maior do nosso algodão será complementar à produção da Índia, especialmente, nesta safra, quando a produção indiana tem uma redução entre 7% e 10%, e eles certamente precisarão importar mais, inclusive do Brasil”, afirma o vice presidente da Abrapa, Celestino Zanella.

Ele reforça que o produto nacional é livre de contaminação, rastreável, certificado e 100% analisado por High Volume Instrument (HVI). 

Embora seja o segundo maior consumidor mundial de algodão, a Índia também é um grande produtor da commodity, com uma cotonicultura empreendida por um grande número de produtores, em pequenas unidades produtivas e com baixo índice de tecnologia embarcada.

Articulações

Em outubro, a Abrapa discutiu a comercialização para a pluma no mercado internacional. Uma comitiva participou de um evento anual do International Cotton Association (ICA) realizado em Singapura.

Trade Event da ICA fez parte de uma programação de eventos criada pela Abrapa em Singapura.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!