Bahia

Agricultura familiar baiana terá investimento de R$ 300 milhões

Anúncio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado

A Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) anunciou, nesta terça-feira (2) a criação de projetos direcionados à agricultura familiar no estado, que juntos somarão um aporte de U$ 300 milhões em investimentos.

O anúncio aconteceu durante um evento de celebração dos 40 anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR. Os projetos a serem executados serão intitulados Parceiros da Mata e Bahia que Produz e Alimenta.

O projeto Parceiros da Mata vai atuar na promoção dos sistemas produtivos sustentáveis, na proteção e na recuperação ambiental. O investimento vai beneficiar 100 mil famílias de comunidades rurais dos Territórios de Identidade do Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá, do Bioma da Mata Atlântica da Bahia.

Bahia que Produz e Alimenta

Para o projeto Bahia que Produz e Alimenta, também anunciado durante a cerimônia, os investimentos serão para melhorias na produção, gestão e integração das organizações produtivas aos mercados. A meta é atender e incrementar a receita bruta de 600 organizações produtivas da agricultura familiar e 30 mil beneficiários diretos.

O presidente da Cooperativa de Produtores Rurais (Coopatan) Juscelino Macedo disse que os investimentos devem aumentar a produtividade e a renda média do produtor.

“Nossa expectativa com esses projetos é aumentar a produtividade e a renda do produtor, aumentar o número de assistidos, bem como a renda média do cooperado, dando mais dignidade ao homem do campo”, disse Macedo.