MANEJO E SUSTENTABILIDADE

Bahia Farm Show discute desafios no controle de pragas e doenças da soja

Palestras e workshops na principal feira agrícola do Norte e Nordeste também abordam gestão de recursos hídricos

No segundo dia da Bahia Farm Show, feira realizada em Luís Eduardo Magalhães, a Fundação Bahia sediou palestras e workshops que colocaram em foco as pesquisas relacionadas a pragas, como a lagarta, e doenças que afetam a soja, principal grão cultivado no oeste do estado.

Segundo Nilson Vicente, diretor da fundação, essas pesquisas são fundamentais para evitar uma queda na produtividade, como ocorreu há mais de 20 anos.

“A ferrugem asiática trouxe um impacto violento aqui no oeste da Bahia, com prejuízo de mais de 40% na produtividade”, diz Vicente, ressaltando a importância do monitoramento e controle para prevenir novos impactos negativos.

Tecnologia BT

Um dos desafios enfrentados pelos produtores é o manejo da tecnologia BT na soja, que oferece ação inseticida no controle das principais pragas.

Adney Bueno, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, afirma que é essencial combinar diferentes ferramentas de combate. O uso excessivo de uma única ferramenta pode resultar em seleção de insetos resistentes, comprometendo sua eficácia. “Por isso a importância de se adotar áreas não BTs junto com o cultivo de BT”, conta.

Gestão de recursos hídricos

A preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos foram temas discutidos durante a feira. O Comitê da Bacia do Rio Grande, que abrange 14 municípios da região oeste da Bahia, promoveu uma reunião para debater a importância da preservação dos rios, visando reduzir impactos ambientais, econômicos e sociais.

Demosthenes Júnior, presidente do comitê, destaca a necessidade de implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos e adotar práticas que garantam o uso racional das águas para as futuras gerações.

Sustentabilidade e preservação

Eneas Porto, gerente de sustentabilidade da Associação dos Agricultores e Irrigadores da Bahia (Aiba), ressaltou a importância da recuperação de nascentes e rios como pilares fundamentais para a preservação dos recursos hídricos. Ele enfatiza que cuidar desses recursos garante a produção de alimentos no presente e no futuro.

A sustentabilidade e a minimização dos impactos ambientais são temas centrais nas discussões realizadas no comitê de bacias.

Audiência pública e seminários complementam o evento

Além das palestras e workshops, uma audiência pública com a comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do estado reuniu autoridades no complexo da feira.

Um seminário de governança empresarial e mais temas serão discutidos nos próximos dias durante o evento, que vai até o próximo sábado (10).

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.