CHEIRO DE TERRA MOLHADA

Com chuvas, plantio da soja avança no Oeste da Bahia

Chuvas, ainda que mal distribuídas, estão contribuindo com a semeadura na região

Com chuvas, plantio da soja avança no Oeste da Bahia
Foto: Jefferson Aleffe/Marca Comunicação

O plantio da soja da safra 23/24 já foi realizado em mais de 50% da área prevista na Bahia. O número equivale a cerca de 1 milhão de hectares.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), as operações ganharam ritmo por conta das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em novembro a região registrou 136 mm, alcançando 80 mm nessa última semana. 

Cidades como São Desidério, Barra e Cocos registraram fortes chuvas e ventania na última semana.

No entanto, mesmo com boas notícias, um novo período de estiagem é esperado para esta semana, o que deixa os produtores da região em alerta mais uma vez.

Replantio

De acordo com Aloísio Júnior, gerente de agronegócio da Aiba, a má distribuição de chuvas tem ocasionado o replantio em algumas áreas.

Segundo ele, cerca de 5 a 9% da área total do Oeste da Bahia, que é de 2 milhões de hectares, já precisou ser replantada.

“Existem regiões que não estão tendo problema de replantio. São microrregiões que registram essa situação. Mas de modo geral, esta safra está sendo um desafio para boa parte dos nossos produtores”, afirma o gerente.

Já no estado vizinho, o Piauí, o plantio alcançou essa semana 30% da área total, que é de 1 milhão de hectares.

Além disso, a Aprosoja do estado não forneceu maiores informações sobre replantio ou ritmo das operações na região.

Confira também o boletim semanal sobre o plantio da soja pelas áreas produtivas do Brasil no vídeo abaixo:


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!