Bahia

Com colheita prevista para março, soja tem bom ritmo de comercialização na Bahia

Último boletim da safra divulgado pela Associação dos Agricultores mostra bom desenvolvimento da produção de soja no estado

colheita soja Bahia
Colheita de soja na Bahia. Foto: Agência Marca Studio Criativo

O último boletim de safra divulgado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) mostrou dados específicos sobre a produção das principais culturas no oeste, mas também números da comercialização da soja, carro-chefe da região que é responsável pela maior parte da produção do estado.

O levantamento mostra que 34% da soja do ciclo 2022/23 já está vendida, enquanto os negócios da safra 2021/22 permanecem em 98%. A região oeste tem produção estimada em 7,447 milhões de toneladas – quase a totalidade de toda a produção baiana, que chega em 7,489 milhões. Ao todo, 1,920 milhões de hectares do estado são destinados à produção da cultura.

Já a colheita de soja segue de forma lenta. Até o momento, foi colhida área correspondente a 16.740/ha e uma produção equivalente a 67.294 mil toneladas. O andamento dos trabalhos em campo está condicionado a fatores climáticos, uma vez que as chuvas que ainda persistem na região reduzem o ritmo da atividade por conta do excesso de umidade nos grãos.

Comercialização do milho

Segunda cultura de maior destaque no estado, o milho também registrou bom ritmo de comercialização no oeste, com 88% da primeira safra já vendida. A produção é estimada em 2,376 milhões de toneladas, enquanto a segunda em 4,56 milhões.

Para as duas, o volume de comercialização total chega a 82%. Em todo o estado, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o milho deve ter produção de 3,693 milhões de toneladas.