PARCERIA

Conab e governo da Bahia assinam acordo de cooperação

Objetivo é consolidar Programa Nacional de Alimentação escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos no estado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinaram na última terça-feira (25), um ter de cooperação técnica para a implantação de 27 polos territoriais de apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar para mercados institucionais.

De acordo com o governo da Bahia, esses polos vão dar assistência às associações e cooperativas nos 27 territórios de identidade. A parceria deve estimular a produção de alimentos saudáveis na Bahia para atender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A união de esforços beneficia associações e cooperativas baianas empenhadas em produzir e entregar alimentos de qualidade. Edegar Pretto, presidente da Conab, destacou a força da agricultura familiar, e que a Bahia é o estado que mais demandou para o PAA nacional. Segundo ele, foram mais de 540 propostas, o que representa 12% do total de inscrições do PAA nacional.

“Além disso, o governo do estado se comprometeu a nos ajudar a prestar assessoria para todas as entidades que estão levando produtos para o PAA e fazer uma cooperação sobre as informações da safra brasileira, com o recorte especial para os territórios da Bahia”. – Edegar Pretto, presidente da Conab.

Fortalecimento do PNAE e PAA

O governo da Bahia informou que serão 27 bases de serviços e 27 profissionais com veículos e combustíveis para dinamizar, orientar e monitorar o PAA nos 27 territórios baianos.

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, ressaltou que a iniciativa vai favorecer também o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O Governo do Estado institui que os diretores e as diretoras das escolas possam comprar os gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. Ou seja, a gente está falando de uma ação que envolve os R$ 302 milhões do PNAE e mais R$ 140 milhões entregues em propostas da Bahia para o PAA. Isso nos dá uma perspectiva muito boa para impulsionar os empreendimentos da agricultura familiar”, comentou Ribeiro.

Ícaro Rennê, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-Bahia),  sinalizou as vantagens dessa parceria. “Para nós, é o Brasil perfeito porque vamos vender os alimentos das cooperativas e associações, gerando renda no campo, e vamos gerar alimento para quem mais precisa por meio dessa parceria com o PAA”, informou.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!