Evolução lenta

Em atraso, plantio da soja atinge 31% no Oeste da Bahia

No ano passado, nesta mesma época, metade das áreas previstas para a soja já haviam sido plantadas

plantio da soja segue lento no oeste da Bahia, aponta Aiba
Foto: Jefferson Aleffe/Marca Comunicação

O plantio da soja no Oeste da Bahia já foi realizado em 31% da área, o que corresponde a 624 mil hectares. Os números são do último levantamento divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Em pouco mais de 35 dias de início do período de semeadura, o ritmo da operação segue avançando, de acordo com as zonas de distribuição de chuvas.

Nos últimos dias, a região enfrentou dias de estiagem, o que condicionou a tomada de decisão de alguns produtores rurais a parar ou diminuir o ritmo do plantio.

O plantio da soja está atrasado em relação ao ano passado, quando já se aproximava dos 50% no dia 10 de novembro.

Além disso, o Oeste da Bahia concentra mais de 90% das áreas produtivas do grão no estado, o que significam pouco mais de 2 milhões de hectares, 7,5% a mais do que a área plantada na safra 23/24.

Demais culturas

O levantamento semanal da instituição mostra ainda os tamanhos de áreas plantadas com outras culturas, a exemplo do algodão, milho e sorgo.

A pluma terá 312 mil hectares plantados para 23/24, o que representa 2,3% a mais em relação à última safra.

O sorgo também apresentou crescimento de 12% na área, com 190 mil hectares previstos para esta temporada, enquanto o milho perdeu bastante espaço. Em 23/24, o grão tem queda de 38% nas áreas do Oeste da Bahia, com 135 mil hectares previstos.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!