
A capital baiana, Salvador, receberá nesta quinta-feira (25), o 13º Encontro Baiano dos Laticinistas, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado da Bahia (Sindileite-BA), que reunirá mais de 40 marcas do setor de lácteos.
Considerado como o maior do segmento no Norte e Nordeste, o evento será realizado até o próximo domingo (28). São esperados cerca de 300 empresários do setor produtivo, entre indústrias, fornecedores e entidades públicas que se reunirão no Hotel Iberostar Waves.
A programação de palestras e painéis foi estruturada para qualificar todos os elos da cadeia, com debates que vão da inovação tecnológica e sustentabilidade aos desafios tributários e de gestão.
O encerramento contará com a participação especial do jornalista Caco Barcellos, que apresentará a palestra “Histórias bem contadas podem transformar marcas e negócios”.
Posição de destaque
A Bahia ocupa posição de destaque como o maior produtor e processador de leite do Nordeste.
Em 2024, foram 1,3 bilhão de litros produzidos, movimentando R$ 2,5 bilhões em valor bruto de produção e gerando milhares de empregos em toda a cadeia, do campo à indústria.
Para Lutz Viana, presidente do Sindileite-BA, a procura recorde confirma a consolidação do encontro:
“O Encontro de Laticinistas consolidou-se como referência no calendário do setor. Mais do que um evento, representa uma plataforma estratégica de conexão, favorecendo a troca de experiências, o alinhamento de ideias e a construção de soluções conjuntas para os desafios da cadeia produtiva. O resultado dessa relevância está na forte adesão: nesta edição, tivemos todas as inscrições concluídas e a totalidade dos stands comercializados.”
O evento conta com o apoio do Governo da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Sebrae e do Conselho Nacional das Indústrias de Laticínios (CONIL).
Paulo Cintra, presidente do Conil, destaca a importância do evento: “Sou baiano, tenho minha indústria aqui, e foi dessa vivência que nasceu a ideia de criar o Encontro Baiano de Laticínios, há 15 anos. Desde então, ele vem crescendo, se profissionalizando e ganhando representatividade. Hoje, é um marco no calendário regional, promovendo integração da cadeia, disseminação tecnológica, geração de negócios, atração de investimentos e visibilidade nacional. É um verdadeiro catalisador do desenvolvimento regional e da competitividade do setor lácteo brasileiro.”
Completando 25 anos de história, o Sindileite-BA representa atualmente 104 indústrias associadas.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.