10 MIL PÉS

Fazenda na Bahia cultivava maconha geneticamente modificada

maconha geneticamente modificada, fazenda, bahia, monte santo, polícia militar da Bahia, PM-BA, SSP-BA
Foto: Divulgação/Polícia Militar da Bahia

Na última semana, uma fazenda com 10 mil pés de maconha geneticamente modificada foi debelada por policias militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – Nordeste) e do 5º BPM, na zona rural de Monte Santo, no Norte da Bahia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a plantação de maconha foi localizada no dia 26 de abril, após uma denúncia.

No local, uma estrutura de irrigação, alojamento e maquinário foram desarticulados.

A SSP-BA informou ainda que a operação criminosa compreendia desde o plantio, colheita, secagem, até o armazenamento à vácuo e distribuição da droga.

Dois homens foram presos e um terceiro suspeito foi localizado em sua residência, que confessou ser o gestor e proprietário da fazenda.

Em posse dos homens foram apreendidos três aparelhos celulares, uma bolsa tipo “pochete”, duas carteiras de documentos, duas embalagens de maconha embalada à vácuo e oito embalagens vazias.

Todos os envolvidos, uma amostra da planta, bem como registros fotográficos foram apresentados na Delegacia Territorial de Euclides da Cunha (BA), para serem tomadas as medidas cabíveis.

Além disso, todo o plantio de maconha geneticamente modificada foi erradicado e incinerado no local.

Plantações do tráfico

Em março, roça de maconha foi descoberta e erradicada pelas Polícias Federal e Militar, em Andorinha, outro município da região norte do estado.

De acordo com a SSP-BA, um sítio era usado de fachada como criação de ovinos e caprinos.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!