MEIO AMBIENTE

Força tarefa dos bombeiros controla fogo na Serra da Bandeira

Combate segue em outras regiões do Oeste, Norte e Chapada Diamantina

Força tarefa do corpo de bombeiros na Serra da Bandeira, em Barreiras (BA), controlou o fogo que atingia a vegetação de cerrado há quase uma semana
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Uma força tarefa do corpo de bombeiros realizada no último fim de semana, na Serra da Bandeira, em Barreiras (BA), controlou o fogo que atingia a vegetação de cerrado há quase uma semana.

De acordo com o corpo de bombeiros, as equipes permanecem atuando no monitoramento da área da Serra da Bandeira e as proximidades. O objetivo é evitar possíveis reignições.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Adson Marchesini, coordenou os trabalhos presencialmente desde o sábado (23).

Além disso, nesta segunda-feira (25), mais de 200 bombeiros militares continuam trabalhando nos combates aos incêndios florestais que atingem outras áreas do Oeste, Norte e Chapada Diamantina.

Drones e 10 aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), também dão apoio aos combates.

Força tarefa do corpo de bombeiros na Serra da Bandeira, em Barreiras (BA), controlou o fogo que atingia a vegetação de cerrado há quase uma semana
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

As guarnições atuam com equipamentos como sopradores, ministrikers, mcleods, pás, enxadas e foices, além de bombas costais para conter as chamas, e na maioria dos locais o acesso acontece a pé.

Altas temperaturas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Oeste segue em alerta laranja devido a baixa humidade do ar que beira os 16%.

A temperatura prevista nesta terça-feira (26), é que os termômetros atinjam os 40º e deve permanecer alta, com média de 39º, até a próxima semana, início de outubro.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Espaciais, só em setembro foram mais de 2 mil focos na Bahia.

Clima com altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes aumentam a incidência de incêndios e dificultam o trabalho dos bombeiros.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!