CACAUICULTURA

Governador do Tocantins faz visita técnica em fazenda de cacau na Bahia

Comitiva avaliou métodos de cultivo de cacau, com o intuito de levar para o estado, mecanismos e tecnologias que viabilizem a produção do fruto na região

visita técnica, cacau, governador do Tocantins, produtores, grupo Schmidt, Oeste da Bahia
Foto: Adilvan Nogueira/GOVTO

Uma comitiva liderada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, desembarcou no Oeste da Bahia, nesta segunda-feira (25), com produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, para uma visita técnica em uma fazenda de cacau do grupo Schmidt.

De acordo com o governo do Tocantins, o objetivo da visita foi ampliar o diálogo e proporcionar aos agricultores tocantinenses a oportunidade de aprendizado in loco com uma empresa referência no plantio e cultivo de mudas de cacau.

Além disso, a comitiva avaliou os métodos de cultivo de cacau, com o intuito de levar para o estado do Tocantins, mecanismos e tecnologias que viabilizem a produção do fruto na região, com foco especial no pequeno e médio produtor rural.

Em Barreiras, o chefe do executivo estadual visitou as instalações da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), onde foram apresentados técnicas, tecnologias, estrutura e métodos de trabalho para o plantio de culturas no oeste baiano, com destaque para o cacau.

“Estamos aqui em busca de empreender em um estado que se tornou referência no agronegócio, com foco em um dos produtos mais relevantes do Brasil, que é o cacau. Para nós, é uma grande satisfação compartilhar e trocar iniciativas de produção que impulsionam toda uma cadeia econômica, trazendo benefícios para o pequeno e médio produtor rural e para o estado”, ressaltou Wanderlei Barbosa.

O presidente da BioBrasil, Moisés Schmidt, expressou, na ocasião, a importância da tecnologia para o estado do Tocantins, especialmente por meio da Agrotins, juntamente com as tecnologias que a iniciativa privada pode proporcionar.

“Sentimo-nos parte dessa família tocantinense como um todo. Estamos em um momento oportuno sabendo que o estado possui a Agrotins, uma feira de excelência que desperta o interesse dos produtores locais pela agenda tecnológica. Somando isso com nossa proposta de plantio e aplicação de recursos tecnológicos, podemos gerar muitos benefícios para ambos os estados”, destacou Moisés.

Além de Barreiras, a comitiva também visitou viveiros de plantas e a plantação de cacau em Riachão das Neves.

No local, foram apresentados os métodos e as formas de plantio, o cultivo da planta e ainda os melhores manejos e tratamentos do fruto, dentro do padrão sustentável agrícola.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!