Governador do Tocantins faz visita técnica em fazenda de cacau na Bahia | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CACAUICULTURA

Governador do Tocantins faz visita técnica em fazenda de cacau na Bahia

Comitiva avaliou métodos de cultivo de cacau, com o intuito de levar para o estado, mecanismos e tecnologias que viabilizem a produção do fruto na região

visita técnica, cacau, governador do Tocantins, produtores, grupo Schmidt, Oeste da Bahia
Foto: Adilvan Nogueira/GOVTO

Uma comitiva liderada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, desembarcou no Oeste da Bahia, nesta segunda-feira (25), com produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, para uma visita técnica em uma fazenda de cacau do grupo Schmidt.

De acordo com o governo do Tocantins, o objetivo da visita foi ampliar o diálogo e proporcionar aos agricultores tocantinenses a oportunidade de aprendizado in loco com uma empresa referência no plantio e cultivo de mudas de cacau.

Além disso, a comitiva avaliou os métodos de cultivo de cacau, com o intuito de levar para o estado do Tocantins, mecanismos e tecnologias que viabilizem a produção do fruto na região, com foco especial no pequeno e médio produtor rural.

Em Barreiras, o chefe do executivo estadual visitou as instalações da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), onde foram apresentados técnicas, tecnologias, estrutura e métodos de trabalho para o plantio de culturas no oeste baiano, com destaque para o cacau.

“Estamos aqui em busca de empreender em um estado que se tornou referência no agronegócio, com foco em um dos produtos mais relevantes do Brasil, que é o cacau. Para nós, é uma grande satisfação compartilhar e trocar iniciativas de produção que impulsionam toda uma cadeia econômica, trazendo benefícios para o pequeno e médio produtor rural e para o estado”, ressaltou Wanderlei Barbosa.

O presidente da BioBrasil, Moisés Schmidt, expressou, na ocasião, a importância da tecnologia para o estado do Tocantins, especialmente por meio da Agrotins, juntamente com as tecnologias que a iniciativa privada pode proporcionar.

“Sentimo-nos parte dessa família tocantinense como um todo. Estamos em um momento oportuno sabendo que o estado possui a Agrotins, uma feira de excelência que desperta o interesse dos produtores locais pela agenda tecnológica. Somando isso com nossa proposta de plantio e aplicação de recursos tecnológicos, podemos gerar muitos benefícios para ambos os estados”, destacou Moisés.

Além de Barreiras, a comitiva também visitou viveiros de plantas e a plantação de cacau em Riachão das Neves.

No local, foram apresentados os métodos e as formas de plantio, o cultivo da planta e ainda os melhores manejos e tratamentos do fruto, dentro do padrão sustentável agrícola.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile