Bahia

Jerônimo Rodrigues assume governo da Bahia prometendo investir em infraestrutura e logística

Primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil, ele é engenheiro agrônomo e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana

Além da posse do presidente Lula, o dia 1º de janeiro também foi marcado pela troca de comando no governo da Bahia. O governador eleito Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior foram empossados em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.

A cerimônia foi conduzida por uma comissão de deputados designada pelo presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes. Primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil, Jerônimo Rodrigues é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e é engenheiro agrônomo, professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana e foi eleito governador da Bahia no segundo turno das eleições de 2022, em outubro, com 52,79% dos votos válidos.

Ele é ex-secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Educação na gestão do governador Rui Costa.

No discurso de posse, Rodrigues seguiu a agenda do presidente da República, do mesmo partido, e destacou a promoção da inclusão social e o combate à fome e ao desemprego como as prioridades do governo.

“Não basta que o alimento esteja na mesa das pessoas, é preciso promover uma política consistente de segurança alimentar e nutricional na Bahia. Tenho convicção de que uma das formas de promover a inclusão social é por meio da geração de oportunidades de trabalho que dão dignidade à população e sua família. Por isso, vamos dinamizar nossa política de atração de investimentos. Quero estar próximo ao setor empresarial. Valorizar e induzir a industrialização no nosso estado e fortalecer as cadeias produtivas”, disse.

O governador garantiu ainda que manterá o ritmo de obras e ações em sua gestão, priorizando investimentos em infraestrutura e logística que estão integrando as regiões e os 417 municípios baianos. Ele citou ainda a construção de pontes, estradas, aeroportos, portos e ferrovias, importantes para o escoamento da produção agrícola no estado que tem papel de destaque nacionalmente.

Da assembleia, os novos dirigentes seguiram para o Centro Administrativo, onde aconteceu a transmissão do cargo pelo ex-governador Rui Costa, que agora assume o Ministério da Casa Civil no governo Lula. A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Neojiba e de cantores regionais, que trouxeram as raízes indígenas baianas para o destaque da celebração.

Novo comando na Seagri

A gestão de Jerônimo Rodrigues terá 25 secretarias. Entre elas, está a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), que agora passa para o comando do deputado estadual pelo Avante da Bahia Wallison Torres, conhecido como Tum.

Anunciado em dezembro pelo novo governador, Tum é produtor rural da região norte do estado e presidente da Comissão Parlamentar Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e membro titular da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e Complexo Viário do Oeste na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele sucede o também produtor Leonardo Bandeira, que deixa o cargo.

Como parlamentar, Tum atuou no desenvolvimento e captação de projetos nas culturas de soja, milho e cana de açúcar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.