ASSENTADOS

Lideranças do MPA são atendidas e fazem acordo com a Seagri

Integrantes do MPA, devem ficar nas imediações da Seagri até que outras demandas do grupo sejam atendidas pelo governo da Bahia

Lideranças do MPA são atendidas e fazem acordo com a Seagri em Salvador
Foto: Divulgação/Seagri

No fim da manhã desta segunda-feira (9), o titular da Secretaria Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Wallison Tum, atendeu as lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). No início da manhã, cerca de 600 pessoas – número atualizado pela organização – ocuparam a sede da Seagri em Salvador (BA).

Tum, que cumpriu agenda no exterior, e se deparou com a secretaria tomada, recebeu as lideranças do MPA junto com Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

De acordo com o ofício nº 29/2023 obtido pelo Canal Rural BA, o MPA, solicita a regularização de lotes familiares no perímetro irrigado de Ponto Novo (BA).

Durante a reunião que começou às 11 da manhã e terminou às 2 da tarde, foi acordado que as entidades vão dar início a uma avaliação e um estudo sobre a possibilidade de incluir novas famílias no projeto. Essa demanda foi direcionada, mas ainda não há data para que os trabalhos sejam iniciados.

Também foi solicitado, que os assentados deixem a sede da Seagri e permaneçam no estacionamento do órgão público.

Militantes do MPA nas dependência externas da Seagri em Salvador (BA)
Foto: Divulgação/Seagri

Segundo Leomarcio Araújo da Silva, coordenador estadual do MPA, os integrantes devem ficar nas imediações da Seagri, até que outras demandas do grupo sejam atendidas por demais secretarias do governo da Bahia.

Mais pautas

“Existem outras pautas que tem a ver com a realidade camponesa das comunidades onde o MPA está organizado, que estão protocoladas tanto na governadoria, assim como na casa civil, e em cada secretaria que tem competência sobre cada pauta, então, nós estamos sem previsão exata de saída, porque dependemos do retorno do atendimento dessas pautas pelo governo do estado”, disse Leomarcio.

De acordo com o MPA, os militantes se deslocaram de 65 municípios das regiões, norte, sul, extremo sul, recôncavo e Chapada Diamantina.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!