A colheita da soja no Oeste da Bahia segue em ritmo acelerado. Os produtores da região já colheram até o momento, 1,2 milhão de hectares da oleaginosa da safra 2024/25, número que representa 57% da área plantada, de acordo com dados preliminares divulgados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Segundo a entidade, as operações de colheita estão significativamente adiantadas em comparação com a safra anterior, devido as boas condições climáticas no início da janela de cultivo, que favoreceram o estabelecimento da maioria das lavouras.
Os dados preliminares apontam médias que variam entre 63 e 82,5 sacas por hectare nas áreas monitoradas.
No entanto, o boletim também informa que áreas pontuais de cultivo tardio sofreram impacto
do déficit hídrico em fevereiro, reflexo das precipitações abaixo da média no mês.
Apesar disso, as projeções permanecem otimistas, apontando um desempenho superior ao da safra anterior, especialmente nas regiões onde o clima se manteve favorável.
Safra 2024/25
No Oeste da Bahia, a área plantada foi de 2,135 milhões de hectares, e uma produção que poderá atingir 8,582 milhões de toneladas. A estimativa para o final do ciclo, é de uma média de 67 scs/ha.
A produção recorde estimada representa um aumento de 14,7% em comparação com a safra 2023/24, que atingiu 7,484 milhões de toneladas.
Além disso, de acordo com os dados da Aiba, 54% da safra 2024/25 foi comercializada.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!
.