Bahia

Produção de grãos na Bahia deve ficar em 13 milhões de toneladas

Dados divulgados em janeiro mostram ampliação da área de produção do estado

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou os dados analisados relativos à produção de grãos da Bahia atualizados em janeiro. A divulgação se deu por meio do do quinto levantamento para o calendário agrícola 2022/2023 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em solo baiano, a produção na temporada está prevista para 13,1 milhões de toneladas, o que representa expansão de 8,5% em relação ao ciclo anterior.

+ Produtores da Bahia querem agregar sustentabilidade na produção

O último levantamento divulgado pela Conab havia sido de 12,7 milhões de toneladas, em dezembro. Com relação à área plantada, houve uma ampliação de 3,5%, com 3,7 milhões de hectares. A soja, segundo a companhia, deve apresentar mais um ciclo de alta em razão de uma área plantada 1,4% maior do que a da temporada passada. Com isso, a produção pode alcançar 7,5 milhões de toneladas na atual temporada, apontando um crescimento de 2,8% em relação a temporada 2021/2022.

O milho anual, por sua vez, deve superar 4 milhões de toneladas em 2023, com destaque para a primeira safra, que deve alcançar 2,7 milhões de toneladas. A produção de feijão tem volume estimado em 327 mil toneladas, plantados em 434 mil hectares no ciclo 2022/2023.

Bahia: produção de grãos segundo o IBGE

soja - grãos
Colheita de soja | Foto: Wenderson Araujo/Trilux

No mesmo boletim, a SEI apresentou também os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação à previsão agrícola, onde a estimativa da produção de grãos ficou em 11 milhões de toneladas. Isso porque os dados levantados pela Conab seguem a temporalidade do calendário-safra, que vai de outubro do ano corrente a setembro do ano seguinte, diferentemente do IBGE, que tem o ano civil como referência.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.