EM CHAMAS

Reforço é enviado para combate a incêndios florestais no sul da Bahia

Bombeiros continuam trabalho de combate às chamas no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal em Porto Seguro

Reforço é enviado para combate a incêndios florestais no sul da Bahia. Fogo atinge Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal área de Mata Atlântica
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Mais 50 bombeiros militares e 10 viaturas vão dar apoio ao combate e prevenção aos incêndios florestais na Base Florestal Sul, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, atualmente a região conta com focos de incêndio que atingem Prado, Itamarajú e Mucurí, municípios do extremo sul do estado.

Além disso, o combate ao fogo na vegetação preservada da Mata Atlântica do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal em Porto Seguro, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, continua.

Cerca de 35 homens do corpo de bombeiros atuam na região do parque, que deve ter aumento do efetivo a partir desta quinta-feira (23), com a chegada de mais combatentes.

Reforço é enviado para combate a incêndios florestais no sul da Bahia. Fogo atinge Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal área de Mata Atlântica
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O equipamento possui mais de 22 mil hectares e também abriga comunidades aldeias indígenas que teriam sido atingidas. Até o momento, não há registro de feridos.

As informações iniciais apontam que o incêndio florestal em grande parte em mata fechada e de difícil acesso, teria começado no início de novembro e a suspeita é que a origem seja humana.

Parque Nacional e  Hitórico do Monte Pascoal
Foto: Reprodução/Instituto Socioambiental

Segndo o G1, área consumida pelo fogo no parque é do tamanho de 170 campos de futebol.

“Atuamos de acordo com as necessidades de cada base, e neste momento a que inspira maior atenção é a Sul. Por isso estamos enviando mais apoio para aquela região. Também já dispomos, através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente, de dois aviões modelo Air Tractor, que já iniciaram o lançamento de água”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Operação Florestal 2023

A “Operação Florestal 2023” foi lançada em julho, e acontece através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que dá apoio as ações também com aeronaves modelo Air Tractor.

Além dos bombeiros, os combates podem contar com o apoio de helicóptero do Graer, da PMBA e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!