Brasília

Empossado novo secretário de agricultura de Goiás

O governador Ronaldo Caiado também oficializou José Ricardo Caixeta Ramos para a Emater-GO

O governador Ronaldo Caiado empossou nesta sexta-feira (28) o novo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. Ex-presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo substituiu Tiago Freitas de Mendonça, que comandou a Seapa por dois anos. A cerimônia realizada em Goiânia, marcou também a posse do novo presidente interino da Emater, José Ricardo Caixeta Ramos, e da nova secretária estadual de Cultura, Yara Nunes.

Em seu discurso, Caiado agradeceu aos ex-secretários Tiago Mendonça e Antônio Carlos de Souza Lima Neto pela dedicação à reestruturação da Seapa. A pasta foi recriada em 2019, como uma das primeiras ações do primeiro mandato do governador. Antônio Carlos foi o primeiro titular do órgão; Tiago Mendonça, o segundo. “O que me motiva a escolher estes secretários é o trabalho. O estado só funciona se tiver gente com garra para superar as dificuldades e dar resultado para a população”, disse Caiado. Ele pediu que a equipe “trabalhe cada vez mais para melhorar a vida dos goianos”.

Foto: Enio Tavares

Já como novo titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende citou números que mostram a importância do agronegócio goiano para a economia brasileira. Ele agradeceu ao governador pela oportunidade de assumir “uma das pastas mais importantes do estado” e lembrou que, sem a família, não teria conseguido chegar ao posto. Pedro elogiou seu antecessor na Seapa (Tiago Mendonça) e seu sucessor na Emater (José Ricardo Caixeta Ramos). Homenageou também a primeira-dama Gracinha Caiado por sua atuação no combate à pobreza.

Nova presidente da Embrapa quer mostrar para o mundo a agricultura sustentável do Brasil 

Ele defendeu a necessidade de reduzir as disparidades sociais e econômicas no estado por meio da inclusão produtiva. “Buscaremos mais projetos que levem oportunidades e promovam a geração de renda, como o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã”, destacou, antecipando que em breve serão entregues os primeiros kits de irrigação e cartas de crédito aos produtores já capacitados.

O agora ex-secretário Tiago Mendonça ressaltou, ao se despedir, que Goiás tem potencial para se tornar o segundo maior produtor de grãos do Brasil . “Vou levar para a vida o que realizei e o que aprendi nestes dois anos. Fizemos uma gestão equilibrada, de resultados”, afirmou. “Passar o cargo ao Pedro é formidável. Ele tem capacidade e carisma. Fez um trabalho grandioso na Emater e vai fazer na Seapa também”, concluiu.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.