operação

Mapa realiza operação para combater fraude em alimentos

A operação ocorreu no Distrito Federal e em São Paulo. Café torrado suspeito e azeite fraudado foram retirados do mercado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de combater fraudes relacionadas ao café torrado no Distrito Federal.

A ação de combate a fraudes no café torrado no Distrito Federal, onde foram retirados de comercialização 2.093 pacotes de 500 gramas que apresentavam indícios de conter matérias estranhas e impurezas acima do permitido pelo Mapa. Segundo o ministério, a medida visa salvaguardar a saúde dos consumidores e preservar a reputação da indústria alimentícia.

A mesma operação também teve o objetivo de fiscalizar o café moído, azeite de oliva e verificar a qualidade do arroz e feijão. Foram verificadas questões de rastreabilidade e resíduos de agrotóxicos em frutas e vegetais frescos comercializados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Mapa realiza operação em nove estados para detecção de amido em requeijão

Durante a ação, foram apreendidos 7.799 quilos de feijão, 14.565 quilos de arroz e 8.950 litros de azeite fraudados na indústria embaladora.

A operação, coordenada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), foi realizada na semana passada e envolveu a fiscalização de indústrias engarrafadoras de azeite, redes atacadistas e a Ceagesp, maior central de abastecimento da América Latina.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.