Paulo Teixeira confirma que votará favorável à expansão do biodiesel no CNPE Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Ministro Paulo Teixeira confirma que votará favorável à expansão do biodiesel no CNPE

Segundo o chefe do MDA, os agricultores familiares de várias partes do país podem ser beneficiados com o aumento da produção de biodiesel

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou que irá defender na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a ser agendada para março, o aumento do teor de biodiesel ao diesel mineral. Teixeira fez a afirmação em audiência no MDA, nesta terça-feira (28), para a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).

O titular do MDA disse que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também integrante do CNPE, é favorável à expansão dos biocombustíveis, inclusive do biodiesel. Outro membro do CNPE, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, já havia se manifestado publicamente favorável ao aumento da mistura. Paulo Teixeira disse ainda que o presidente da Petrobras, Jean  Paul Prates, se mostra favorável à expansão dos biocombustíveis no país.

“No governo eu vou advogar a favor desta tese do setor de biodiesel”, afirmou em resposta o ministro do MDA. 

Já o deputado Orlando Silva defende o aumento da mistura escalonada “o CNPE irá propor um calendário de aumento de mistura do biodiesel ao diesel de forma escalonada, de acordo com a capacidade de produção da indústria do biodiesel, com previsibilidade e segurança jurídica”.

FPBio se manifesta a favor da continuidade do Programa Nacional do Biodiesel 

Agricultura familiar 

Segundo Paulo Teixeira, os agricultores familiares de várias partes do país podem ser beneficiados com o aumento da produção de biodiesel – estimulada pela elevação do teor de mistura, que hoje representa 10%. Os agricultores familiares integram a cadeia produtiva do biodiesel, ao fornecerem insumos para a fabricação desse biocombustível.

Antonino Cardozo, presidente da Federação Unicafes/AL e da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), lembrou ao ministro Paulo Teixeira que os municípios em que há produção ligada à cadeia do biodiesel os repasses financeiros recebidos da União e dos Estados têm sido crescentes, justamente por ser possível rastrear a atividade rural voltada à produção desse biocombustível. 

“Isso significa mais renda e oportunidades para os agricultores familiares e arrecadação para os municípios. Este é um indicador favorável proporcionado pelo biodiesel que tem que ser levado em conta pelo governo”, disse.

O ministro Paulo Teixeira também destacou que a maior produção de biodiesel significará maior oferta de proteína animal para o consumo da população a um preço menor. “O Brasil precisa de mais proteína para as pessoas se alimentarem melhor. Também destaco o benefício ambiental do biodiesel, que favorece a redução da emissão de poluentes”, afirmou Paulo Teixeira.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile